Livros de autores nacionais 

Filhos Inteligentes Enriquecem Sozinhos – Gustavo Cerbasi

Filhos Inteligentes Enriquecem Sozinhos - Gustavo CerbasiEste é o mais recente livro de Gustavo Cerbasi, autor que junto com o Mauro Halfeld é, em minha opinião, o melhor autor nacional sobre educação financeira para o grande público. Trata-se de um livro para auxiliar pais na educação financeira dos seus filhos.

Mas confesso que tive problemas com este livro. Achei os primeiros três capítulos chatos demais, quase desisti, minha leitura só engrenou mesmo a partir do quarto capítulo. Daí por diante o livro flui que é uma beleza. Mesmo eu que não tenho filhos pude aprender uma coisa ou outra para guardar se um dia decidir ser pai.

Pais com certeza aprenderão muitas dicas importantes. Crianças aprendem por exemplo e o livro é permeado com noções de ética em suas entrelinhas. Fica claro que é importante sim passar noções de educação financeira, mas sem qualquer tipo de pressão — o exagero pode ocasionar justamente o efeito oposto na criança depois de adulta, e não é raro vermos filhos de pais bem sucedidos e que conversavam abertamente sobre finanças sendo consumistas sem controle “de propósito”, apenas para irritar os pais (isto é, para “se vingarem” do excesso de cobrança; a maioria, é claro, não têm noção que este é o verdadeiro motivo).

Muitas dicas chegam a não ser propriamente sobre educação financeira, mas sobre educação de uma forma geral. E como nós bem sabemos, querer dar educação é algo cada vez mais raro nos pais e se você se interessou por este livro com certeza já está adiante dos pais que estão aí só para colocar mais uma boca no mundo.

O título do livro pode dar a impressão que não é necessário fazer absolutamente nada para que os filhos sejam bem sucedidos. Bem, desde que você eduque seu filho adequadamente, realmente nada é necessário, ele mesmo descobrirá o “como”. Afinal, o “certo” é deixar que nossos filhos decidam por si próprios o que eles vão querer fazer de suas vidas. O máximo que podemos fazer é sugerir. Se a “base” (educação) é boa, não há com o que se preocupar.

Conclusão Final: Recomendado

Ficha Técnica

Título: Filhos Inteligentes Enriquecem Sozinhos
Autor: Gustavo Cerbasi
Número de Páginas: 176
Link para comprar

Posts similares